Pular para o conteúdo principal

Amor sem limites

AMOR  SEM LIMITES

 

ORA, antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que já era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim. (João 13 : 1)

 

Amou-os até o fim!

 

João, o Apóstolo, que foi chamado , “o filho do trovão” Marcos 3. 17, ..... passou a ser chamado o discípulo amado, depois que teve sua vida radicalmente transformada, quando  Jesus o chamou para Si. O Senhor Jesus chamou para si, primeiramente 12 Apóstolos, e através deles continuou chamando para si todos quantos quisessem aceitar o Seu convite: Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” (Mateus 11 : 28)

Jesus sempre chamou de Seus, não somente aqueles que o seguiram pessoalmente, mas também a todos que em todos os tempos ouviram e aceitaram o seu apelo através de Sua palavra por meio dos seus servos fieis a Ele.

Eu e você, temos que pensar outra vês se somos Dele ou não somos. Se estamos seguindo a Jesus, ou seguindo apenas uma religião por tradição, ou talvez, nenhuma.   Em João 10, Jesus fala a um grupo extremamente religioso:

“Mas vós não credes porque não sois das minhas ovelhas, como já vo-lo tenho dito. “(João 10 : 26)

Todos os seres humanos são alvo do Amor de Jesus, que já morreu na cruz por todos eles, mas somente serão beneficiados com a graça salvadora, aqueles que se dispuseram a aceitá-lo como Salvador e Senhor, de forma bem pessoal, e a segui-lo de todo o coração: Esses são os que Jesus chama de seus,  e também de  suas ovelhas.

 Por esses que o seguem, Jesus tem uma afeição diferenciada, um cuidado todo especial, mantendo-os em segurança até que cheguem á Sua Glória, e para que finalmente nenhum deles se percaE a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia.” (João 6 : 39)

 

Todos aqueles que Jesus chama de Seus, não são, nem foram aquele heróis infalíveis, endeusados por tantos religiosos, até aos tempos de hoje: Mas eram e são pessoas com a mesma natureza humana que todos nós possuímos, sujeitos ás mesmas fraquezas que todos nós: “Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra. (Tiago 5 : 17)

Elias foi um dos maiores profetas do VT. Mas o que o diferenciava, é que ele andava com Deus e era por Ele inspirado a viver e fazer a Sua vontade, como os demais que Deus usou para fazer a Sua obra.

 Os que foram e são chamados por Jesus, seguem a Jesus de perto, e enfrentam qualquer situação de risco para fazê-lo, nunca recuando no caminho que lhes foi proposto, porque olham firmemente para Jesus. “Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. (Hebreus 12 : 2)

Jesus ama os seus, apesar de suas fraquezas: Os seus apóstolos, eram antes de O conhecer, rudes e iletrados pescadores da Galiléia: Mateus era cobrador de impostos a serviço do Império Romano, João e Tiago, queriam sentar um á direita e outro á esquerda de Jesus, desprezando os demais. “ E eles lhe disseram: Concede-nos que na tua glória nos assentemos, um à tua direita, e outro à tua esquerda. (Marcos 10 : 37)

 

Tiago e João  queriam fazer descer fogo do Céu para destruir os Samaritanos para satisfazer seus desejos contra eles;E os seus discípulos, Tiago e João, vendo isto, disseram: Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma, como Elias também fez? (Lucas 9 : 54)

Pedro não queria que Jesus morresse na Cruz para salvá-lo, e também a nós; não compreendiam o significado da cruz que se aproximava.

No Jetsêmane, Pedro cortou a orelha de Malco, no caminho rumo á cruz seguia a Jesus de longe, os demais esconderam-se com medo dos judeus, na ressurreição de Jesus, todos duvidaram se era ELE mesmo; não conseguiram entender nem dar crédito á orientação do Senhor, que antecipadamente revelou a agonia da cruz e a glória da ressurreição que se seguiria.

 Eram homens fracos como nós, por vezes meios crentes, meios incrédulos, mas Jesus os amou mesmo assim.

Hó, nós também somos alvo desse imenso amor de Jesus, apesar de nossas fraquezas: Ele irá buscar a ovelha perdida até encontrá-la e traze-la no colo, chamando outros para se regozijarem  com Ele. “E, chegando a casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida. (Lucas 15 : 6)

Observai: a minha ovelha perdida. !!!!   Que gozo  Jesus sentiu por encontrar sua ovelha perdida e colocá-la em segurança!

Jesus não olhava para as fraquezas dos Seus, mas para o que eles viriam a ser quando fossem cheios do Espirito Santo no dia de Pentecostes. A partir daquele dia de Pentecostes, ninguém podia resistir á autoridade que possuíam em o nome de Jesus, porque foram cheios do Espirito Santo. “Porque eu vos darei boca e sabedoria a que não poderão resistir nem contradizer todos quantos se vos opuserem. (Lucas 21 : 15)

Não é muito diferente nos dias de hoje! Devemos reconhecer nossa fragilidade, saber que pertencemos ao Senhor que nos amou e amará até ao fim, e que somos templo do Espírito Santo, que foi nos dado para conhecermos o que nos foi dado gratuitamente da parte de Deus. “Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. (I Coríntios 2 : 12).

 assim poderemos testemunhar de seu amor salvador e seu poder redentor.

Jesus, que cuida maravilhosamente de nós como suas ovelhas, dispensando-nos seu imenso amor,  lança-nos um grande desafio! Vós sereis meus amigos se fizerdes o que vos mando: Fomos chamados para servir o Senhor que nos salvou, testemunhando sempre do Seu amor "Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. (João 15 : 14)

 A prova maior do Seu amor foi revelado na Cruz. “Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.” (João 15 : 13)

Jesus amou-os e nos ama a nós até ao fim !

 

Finalmente, devemos considerar nossas limitações, diante do amor sem limite, infinito, insondável de Jesus.

Nós temos por natureza, amar somente os que nos amam, e ainda com limitações: Se um amigo nos ofende, ou simplesmente não concorda conosco, estamos prontos a cortar relações com ele; se não coopera com nossos desejos, começamos a fugir dele: Logo começamos a justificar o porquê assim agimos! Carregamos uma natureza corrompida, e nos esforçamos por justificá-la. Não fazemos uso da Natureza Divina, da qual fomos feitos participantes: “Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo. (II Pedro 1 : 4)

Por isso o nosso amor fraqueja muitas vezes.

 E ainda quando amamos, queremos um retorno, bem do nosso jeitinho!

 O amor de Jesus não é assim: Ele amou os Seus até ao fim, independente do que eles eram. Ele conhece nossa natureza: Se nos deixar por um momento, nós perecemos, mas temos sua promessa de estar conosco até ao fim. “e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. (Mateus 28 : 20) “Glória ao Senhor por isso!

Andar na presença do Senhor, é por demais maravilhoso: Na Sua presença há delícias perpetuamente!Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há fartura de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente.” (Salmos 16 : 11)

Se amarmos somente os que nos amam que vantagem ? Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo? (Mateus 5 : 46)

Amai os vossos inimigos, disse Jesus. É difícil? Sim, mas é possível.

Jesus amou Judas Iscariotes que o traiu.

Na cruz clamou: Pai, perdoa-lhes, eles não  sabem o que fazem!

Amai vosso inimigos, e bendizei os que vos perseguem, ensinou Jesus.

Quando alguém vir esse amor em nós, reconhecerá que Jesus está em nós revelando seu amor ao mundo.

Jesus nos ama até ao fim, e quer ver em nós uma parcela desse amor infinito e  eterno.

Só o amor constrói um mundo a dissolver-se pelo ódio.

 

O amor de Jesus é a solução para a angústia da humanidade.

 

Aceite esse amor, e viva por ele e para Ele.

 

Adelino.

1 de Agosto de 2008

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os benefícios da cruz

Os benefícios da Cruz   Lemos em Lucas 23.32-33:   "E também eram levados outros dois, que eram malfeitores, para serem executados com ele. Quando chegaram ao lugar chamado Calvário, ali o crucificaram, bem como aos malfeitores, um à direita, outro à esquerda". O Senhor Jesus tinha predito que, com relação à Sua execução, toda a Escritura teria de se cumprir, inclusive a passagem que diz que Ele seria contado com os malfeitores (Lc 22.37). Ele referia-se a Isaías 53.12, onde está escrito: "Por isso, eu lhe darei muitos como a sua parte, e com os poderosos repartirá ele o despojo, porquanto derramou a sua alma na morte; foi contado com os transgressores; contudo, levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores intercedeu". Aproximadamente 700 anos depois, a profecia cumpriu-se literalmente quando o Senhor Jesus foi crucificado no meio de dois malfeitores. O Evangelho de Marcos também relata que "com ele crucificaram dois ladrões, um à sua direi

Tessalonicenses 4:13-1 - O arrebatamento da Igreja

Amados irmãos e irmãs, hoje vamos explorar um tema empolgante e cheio de esperança: o arrebatamento da igreja. Esse evento glorioso está registrado nas Sagradas Escrituras e traz consigo promessas maravilhosas para aqueles que estão em Cristo Jesus. Para compreendermos melhor o arrebatamento, vamos nos basear nas referências bíblicas principais: I Tessalonicenses 4:13-18 e I Coríntios 15:50-54. Nestes textos, encontramos a descrição do que acontecerá quando Jesus retornar para buscar a Sua igreja. Em I Tessalonicenses 4:16-17, lemos: "Pois o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois, nós, os que estivermos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor." Essas palavras nos revelam a ordem dos eventos do arrebatamento. Primeiro, aqueles que morreram em Cristo ressuscitarão. Suas alma

Eclesiastes 7:2-4 - Buscar a casa do luto

Amados irmãos e irmãs, hoje quero compartilhar com vocês uma passagem do livro de Eclesiastes, capítulo 7, versículos 2 e 4. Nesses versículos, o sábio Salomão nos ensina sobre a importância de refletir sobre a brevidade da vida e a sabedoria de buscar a casa do luto em vez da casa da alegria. Salomão começa afirmando que é melhor ir à casa onde há luto do que à casa onde há banquete, pois é nesse momento de luto que somos confrontados com a realidade da finitude humana. Enquanto estamos imersos na alegria e nos prazeres do mundo, muitas vezes nos esquecemos de que a vida é passageira e que todos nós enfrentaremos a morte. Os vivos, aqueles que estão atentos e sábios, aplicam essa lição ao seu coração. Eles reconhecem a transitoriedade da vida e a fragilidade do ser humano. Essa conscientização os leva a refletir sobre suas próprias vidas, a valorizar o tempo que têm e a buscar a sabedoria que vem de Deus. Enquanto isso, os tolos se encontram na casa da alegria, ignorando a realidade d